Além de aumentar a aptidão física e a saúde mental, as artes marciais também podem estimular a cognição e controle na reatividade

Estamos todos conscientes de que o exercício geralmente tem muitos benefícios, como melhorar a forma física e a força. Mas o que sabemos sobre os efeitos de tipos específicos de exercício? Os pesquisadores já mostraram que a corrida pode aumentar a expectativa de vida, por exemplo, enquanto a ioga nos faz felizes.

No entanto, há uma atividade que vai além de melhorar a saúde física e mental – as artes marciais podem aumentar a cognição do seu cérebro também.

Os pesquisadores dizem que há duas maneiras de melhorar a atenção, através do treinamento de atenção (TA) e do treinamento de atenção sustentada (TAS). A TAbaseia-se na prática de uma habilidade específica e na melhora dessa habilidade, mas não em outras – usando um videogame de treinamento cerebral, por exemplo.

A TAS, por outro lado, trata de entrar em um estado mental específico que permite um foco mais forte.Isso pode ser feito usando exercícios, meditação ou yoga, entre outras coisas.

Tem sido sugerido que as artes marciais são uma forma de TAS, e apoiando isso, pesquisas recentes mostraram uma ligação entre a prática e a melhoria do estado de alerta. Apoiando ainda mais esta ideia, outro estudo mostrou que a prática de artes marciais – especificamente karatê – está ligada a um melhor desempenho em uma tarefa de atenção dividida. Esta é uma tarefa na qual a pessoa tem que manter duas regras em mente e responder a sinais com base em se eles são auditivos ou visuais.

Em um estudo nos Estados Unidos, crianças entre oito e 11 anos receberam treinamento tradicional de artes marciais que se concentrava em respeitar as outras pessoas e se defender como parte de um programa anti-bullying. As crianças também aprenderam como manter um nível de autocontrole em situações caóticas. Os pesquisadores descobriram que o treinamento em artes marciais reduziu o nível de comportamento agressivo em meninos, e descobriram que eles eram mais propensos a intervir e ajudar alguém que estava sendo intimidado do que antes de participar do treinamento. Mudanças significativas não foram encontradas no comportamento das meninas, potencialmente porque elas mostraram níveis muito mais baixos de agressão física antes do treinamento do que os meninos.

Curiosamente, este efeito anti-agressão não se limita a crianças pequenas. Uma pesquisa diferente encontrou uma menor agressividade física e verbal, bem como hostilidade, em adolescentes que praticavam artes marciais também.

Algumas formas de artes marciais, como o tai chi, dão grande ênfase à respiração controlada e à meditação. Estes foram fortemente ligados em um estudo com redução de estresse, além de serem mais capazes de lidar com o estresse quando ele está presente em adultos jovens. Este efeito também foi encontrado em adultos mais velhos – os 330 participantes desta pesquisa tinham uma idade média de 73 anos. E os movimentos mais suaves e fluidos fazem dele um exercício ideal de baixo impacto para pessoas mais velhas.

Como vários cientistas estão agora olhando para as ligações entre o bem-estar emocional e a saúde física, é vital notar que as artes marciais também demonstraram melhorar o bem-estar emocional de uma pessoa. No estudo acima, 45 idosos (entre 67 e 93 anos) foram solicitados a participar de treinamento de karatê, treinamento cognitivo ou treinamento físico em artes não marciais por três a seis meses.

Os adultos mais velhos no treinamento de karatê apresentaram menores níveis de depressão após o período de treinamento do que os outros grupos, talvez devido ao seu aspecto meditativo. Também foi relatado que esses adultos mostraram um maior nível de auto-estima após o treinamento também.

Depois de comparar um grupo controle sedentário com um grupo de pessoas que pratica karatê, pesquisadores italianos descobriram que praticar karatê pode melhorar a memória de trabalho de uma pessoa. Eles usaram um teste que envolvia a recordação e a repetição de uma série de números, tanto na ordem correta quanto para trás, o que aumentava em dificuldade até que o participante não pudesse continuar. O grupo de karatê era muito melhor nessa tarefa do que o grupo de controle, o que significa que eles poderiam se lembrar de séries mais longas de números. Outro projeto encontrou resultados semelhantes ao comparar a prática do tai chi com o “exercício ocidental” – treinamento de força, resistência e resistência.

Evidentemente, há muito mais nas artes marciais do que se pensa. Embora tenham sido praticados para autodefesa e desenvolvimento espiritual por muitas centenas de anos, só recentemente pesquisadores têm os métodos para avaliar a verdadeira extensão de como essa prática afeta o cérebro.

Ashleigh Johnstone é pesquisadora PhD em neurociência cognitiva na Universidade de Bangor. Este artigo foi originalmente publicado no The Conversation ( theconversation.com )

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