“Nada se torna real até que seja experimentado.”
– John Keats, poeta

A revelação de que a atenção plena pode acontecer com o movimento é muitas vezes profunda para as pessoas – especialmente para aquelas que resistiram à meditação porque não gostam de ficar paradas. Se você estiver comprometido com as sessões de treino matinal e aproveitar o impulso que o movimento físico pode proporcionar, tente transformar sua atividade em uma meditação de atenção plena.

O corredor Ashley Hicks descreveu para Krista Tippett em um podcast On Being de julho de 2017: “Eu não corro com música, fones de ouvido, nada – eu me considero um verdadeiro corredor minimalista. Literalmente, sou apenas eu e minhas roupas de corrida. . . é apenas a ideia de me permitir entrar na corrida, me acomodar e sentir a estrada sob meus pés, me acomodar e realmente reconhecer meu entorno. Quando corro, é a ideia de estar presente e reconhecer onde estou e o que estou fazendo e o propósito. ”

Para praticantes dedicados e aspirantes, aqui estão algumas boas notícias. A pesquisa sugere que aqueles que se concentram intencionalmente na sensação de se moverem e deliberadamente tomarem o ambiente gostam mais de se exercitar. Depois de rastrear o quanto as pessoas se exercitaram, como estavam atentas e como estavam satisfeitas com seus treinos, cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, sugeriram que a atenção plena pode ampliar a satisfação, porque se está satisfeito quando experiências positivas com atividade física se tornam proeminente. ”O que isso significa para a sua rotina diária é que estar atento pode apoiar seus hábitos de exercício e vice-versa.

O que exatamente o exercício consciente envolve? Você está prestando atenção ao seu corpo: seus músculos, ritmo, respiração, resistência e tensão. Como se sente ao sair da sua zona de conforto e torcer e esticar além de suas posições habituais ou em pé? Como você se sente emocionalmente? Você está energizado e determinado, ou está se sentindo esgotado, talvez precisando de um minuto para se refrescar? Ouça suas necessidades e pressione ou proteja-se de acordo. Esteja atento aos seus pensamentos também. Você tem um sargento na sua cabeça? Você está se comparando com a pessoa que pratica ioga ao seu lado, ou você presta uma atenção curiosa e gentil ao modo como o seu treino está indo?

Com exercícios conscientes, você também está levando tempo para perceber o que está por perto, seja os ritmos da academia ou a mudança de cenário de uma corrida ao ar livre. Embora a música possa ser um grande motivador, e a tela de TV embutida na máquina elíptica seja um bom entretenimento, tente desconectar por pelo menos parte do seu treino para realmente meditar, se reconectar.

Harmonizar sua mente e corpo é poderoso. Você está progredindo – de maneira figurativa e literal – para sua saúde física e mental.

Qualquer atividade pode funcionar para a meditação consciente, e você pode encontrar âncoras para sua atenção nos movimentos: Talvez seja o momento em que sua mão direita entra na água enquanto você nada (meu foco), ou o contato de seus pés na calçada enquanto você corre. Levantadores de peso podem usar a repetição para cima e para baixo de uma barra. Ou você pode ficar com a única âncora que está sempre disponível para você: sua respiração, dentro e fora. Observe como ele se acelera ou desacelera, e retorna a ele sempre que você acha que sua mente está pensando na mensagem de texto que você esqueceu de responder, ou no leite que você acidentalmente deixou na bancada.

Harmonizar sua mente e corpo é poderoso. Você está progredindo – de maneira figurativa e literal – para sua saúde física e mental. E, se a pesquisa continuar, você está gostando mais. Com esse potencial de recompensa, uma sessão de mindfulness suada pode ser mais fácil de colocar permanentemente no calendário.

Texto traduzido de Laurie J. Cameron (original) do site mindful.org

PARTE 2

Quer receber artigos como esse?!

Coloque seu nome e melhor email para receber e interagir. Essa troca de experiências e vivências é única..