8 maneiras de levar a atenção plena à sua rotina de exercícios

1. Pausa e considere o seu propósito. Lembre-se porque você quer meditar. É para treinar sua mente para se concentrar e sustentar a atenção? Aprender a navegar nas emoções? Considere também sua intenção de fazer exercícios. É viver mais, perder peso ou ter mais energia para seus filhos? Esta dupla motivação pode ajudá-lo a subir e a sair e a continuar.

2. Desligue. Para meditar durante o exercício, não ouça a sua lista de reprodução favorita, fale ao telefone, leia uma revista ou assista à TV. Esteja totalmente presente onde você está: na floresta, na calçada ou na esteira.

3. Toque em sensações corporais. Traga sua atenção para sua experiência física. Existem partes do seu corpo que estão trabalhando muito? Seu corpo se sente diferente hoje do que ontem? Quando eu nado, me concentro na água deslizando sobre o meu corpo, os músculos dos meus braços e a sensação do meu tronco girando a cada respiração.

4. Use sua respiração como uma sugestão para desafiar-se mais ou facilitar conforme necessário. Como você aprendeu com a respiração consciente, sua inspiração ou expiração pode ser uma âncora de atenção durante o exercício. Se sua mente vagar, percebendo um novo sinal de “À venda” no bairro enquanto você corre ou relembra um e-mail que esqueceu de devolver, apenas observe o pensamento e reconecte-se com sua respiração. Observe o ritmo de sua respiração enquanto você trabalha mais e se acalma.

5. Brincar com diferentes âncoras de atenção. Experimente pontos focais de atenção que não sejam a sua respiração: cada rotação completa dos pedais de sua bicicleta, a subida e descida de uma estocada. Você pode trocar de âncora conforme você varia seu exercício, mas fique focado no ritmo de sua âncora, retornando a ela quando sua mente vagar.

6. Observe o seu entorno. Há dois aspectos de direcionar a atenção – atenção concentrada e percepção aberta – e você pode praticar ambos durante o exercício. Para explorar o último, confira o que está ao seu redor. Como está o ar? Temperatura? O que você está ouvindo?

7. Renove sua determinação – queimando isquiotibiais e tudo mais. Uma das atitudes de mindfulness é a aceitação – não desejando que o momento presente seja diferente do que é. O exercício é um momento brilhante para praticar isso. Você percebe alguma resistência à experiência de treino – talvez desejando que você estivesse quase pronto, ou que a dor em seu pé direito fosse embora? Comprometer-se com o seu tempo de treino, lembre-se de suas razões para estar lá e tente ficar presente do início ao fim.

8. Bondade exercício. Observe a qualidade de seu pensamento durante os treinos: Você pode apreciar sua habilidade, velocidade e resistência atuais exatamente como são? Se você trabalha em grupo, pode deixar de lado a “mente comparada” e, em vez disso, agradecer a si mesmo por aparecer nessa atividade saudável e depois seguir o ritmo certo para você?

Texto traduzido de Laurie J. Cameron (original) do site mindful.org

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