Técnica milenar da Medicina Chinesa que utiliza agulhas finas em pontos específicos. As bases teóricas da Medicina Chinesa definem um diagnóstico mais amplo, abordando além das causas e sintoms, todo o processo que gera o problema. Isso acontece porque a avaliação é feita por conta dos sinais e sintomas, assim como pela qualidade do pulso arterial e pelo trajeto do meridiano (canais de fluxo). As evidências científicas da acupuntura estão relacionadas ao efeito analgésico devido a liberação de opióides e outras enzimas. Além disso, com o avanço das neurociências, foi possível observar uma modulação no sistema nervoso autônomo resposável pela diminuição dos sinais biológicos como frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial.Isso faz com que os níveis de stress diminuam e aumentem os níveis de relaxamento. Atualmente, sabe-se que a acupuntura tem um efeito agudo e de longo prazo e isso dependerá do objetivo do tratamento.
Aqui a acupuntura é usada como primeira intervenção, no caso de dor aguda. O objetivo é o de gerar analgesia e principalmente, diminuir o ritmo acelerado do metabolismo, que pode ser influenciado pelas emoções ou pensamentos intrusivos negativos. Além de apostarmos no efeito da acupuntura, utilizamos técnicas de consciência para observar o efeito das agulhas ao longo do tempo, fazendo com que traga uma maior consciência do corpo agitado se acalmando.

Tratamento da Dor Crônica

Mindfulness

Intenção de trazer a consciência ao momento presente, livre de julgamento e emoção. Essa definição é dada por Jon Kabat-Zinn, criador do primeiro protocolo de Mindfulness que foi usado para pacientes com depressão e dor crônica.

Consciência do Movimento

São exercícios baseados no Pilates e Karate, sendo que o foco não está no movimento em sí e sim em como ele é realizado. Assim, vamos desenvolvendo aspectos cognitivos importantes no nosso dia a dia.

MINDFULNESS NEUROCOGNITIVO

Controle inibitório

práticas para identificar o modo automático/hábitos. Identificar e inibir ações inadequadas (reatividade)

Intenção

práticas para direcionar a atenção de forma intencional (focado e ampliado)

Atenção

práticas para gerar “controle” das ações. Identificar necessidades e metas.

Auto-Consciência

práticas para identificar os macacos mentais e como eles influenciam o corpo. Como eles amplificam uma determinada situação.

Compaixão

práticas de auto-cuidado e evocação de sensações positivas para si e para os outros.

Continuidade

Estudos mostram que quanto mais se pratica mais resultado se tem, então mantenha sua prática firme e entre em contato comigo quando precisar