Pilates e Karate são práticas de movimento essencial no desenvolvimento motor, quando associado a consciência do movimento se tornam terapêuticas que atuam também nos aspectos cognitivos. Seus exercícios são movimentos simples que chegam a ter grande complexidade dependendo do nível de cada praticante. A grande sacada foi a realização do movimento associado a respiração e o foco no movimento em si. A postura é ponto principal e não está relacionado apenas ao alinhamento da coluna mas sim na atitude que se realiza o movimento. O objetivo desses exercícios é o de sincronizar os movimentos de acordo com o que se está fazendo, isso traz uma reorganização biomecânica e um maior desenvolvimento nas tarefas do dia a dia.
Aqui trabalhamos como um processo de reabilitação de pacientes com dor crônica (2° fase de tratamento), trazendo uma maior consciência do corpo, possibilitando movimentos progressivos que vão gerando maior autonomia e confiança para realizar os movimentos diários sem que a dor seja um problema. O foco inicial é gerar uma base estável e segura e para isso, usamos as bases do Karate como estratégia para gerar uma maior estabilidade na realização de movimentos seguros. A ideia é oferecer recursos para que se possa iniciar algum esporte ou atividade física de forma regular.

Tratamento da Dor Crônica

Acupuntura

Técnica milenar da Medicina Chinesa que utiliza agulhas finas em pontos específicos. As bases teóricas da Medicina Chinesa definem um diagnóstico mais amplo, abordando além das causas e sintomas, todo o processo que gera o problema.

Mindfulness

Intenção de trazer a consciência ao momento presente, livre de julgamento e emoção. Essa definição é dada por Jon Kabat-Zinn, criador do primeiro protocolo de Mindfulness que foi usado para pacientes com depressão e dor crônica.

MINDFULNESS NEUROCOGNITIVO

Controle inibitório

práticas para identificar o modo automático/hábitos. Identificar e inibir ações inadequadas (reatividade)

Intenção

práticas para direcionar a atenção de forma intencional (focado e ampliado)

Atenção

práticas para gerar “controle” das ações. Identificar necessidades e metas.

Auto-Consciência

práticas para identificar os macacos mentais e como eles influenciam o corpo. Como eles amplificam uma determinada situação.

Compaixão

práticas de auto-cuidado e evocação de sensações positivas para si e para os outros.

Continuidade

Estudos mostram que quanto mais se pratica mais resultado se tem, então mantenha sua prática firme e entre em contato comigo quando precisar